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Tecnologias na Educação

Gosto muito da ideia de agregar, sempre que possível, novas tecnologias para melhorias no processo de ensino-aprendizagem. No município onde atuo, celulares e tablets são proibidos pelo regimento. Todavia, se tivermos um planejamento bem coeso, demonstrando que a ferramenta fará jus ao uso, podemos utilizar sem problemas. Desde 2015, utilizo Blogs, redes sociais e "Whatsapp" com meus alunos. E o resultado é muito expressivo. Essa interação faz com que os alunos me vejam como mediador e não como transmissor de conteúdos.
Contudo, percebo que as mídias digitais, de maneira geral ainda são sub utilizadas, causando prejuízos significativos no potencial que a mesma detém. Cabe a nós, professores, aprimorarmos nosso conhecimento das ferramentas para fins educacionais e avaliarmos se nossas propostas estão sendo realmente relevantes.

No tocante a segunda reflexão (Os jogos e a prática docente) temos duas situações. Na primeira temos o olhar tradicional, ou seja, é o que o aluno já espera que aconteça, a proibição pela "violação da ordem", "atrapalhando o trabalho do professor, e consequentemente, da aprendizagem".
Já segunda situação, colocamos um fato do cotidiano do aluno, e ao fazer isto, a chance dele se interessar pelo aprendizado é muito maior. Além de ser um elemento surpresa, já que o fato em questão não é era esperado pelos estudantes na sala de aula.
Portanto, cabe aos mestres refletir e ponderar acerca de suas práticas. Sabemos que muitas vezes o controle e a ordem são fatores que contribuem para a aprendizagem, mas saber utilizar elementos e fatos das gerações deles estão diretamente ligados no interesse do aluno pela disciplina.

Nesse sentido, sugiro este vídeo, que apresenta uma das metodologias possíveis de serem utilizadas com o apoio das tecnologias educacionais.


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